Há exatos 35 anos, foi publicada a Resolução nº 22 de 30 de setembro de 1989, que cria o Conselho Regional de Biomedicina no Pará, CRBM-4. Para os profissionais da área, essa data é considerada um marco histórico que representa um longo caminho de crescimento, desenvolvimento e consolidação da profissão na Região Norte do Brasil. O Conselho, que tem sede em Belém do Pará, hoje também tem jurisdição nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima.
Para o presidente do CRBM-4, Dr. Márcio Ferreira, os Conselhos Profissionais, com certeza desempenham um papel importantíssimo, na proteção da sociedade e na valorização dos bons profissionais. Hoje, o CRBM-4 completa 35 anos de atividades, muitas dificuldades, problemas, conquistas e sem dúvida, evolução permearam a história do Conselho. “As contendas são nas dimensões da nossa região, contudo, o empenho e determinação da equipe do CRBM-4 estão à altura desse desafio. Temos histórias e motivos para comemorar e com certeza, o melhor ainda está por vir. Avante CRBM-4!”
O Biomédico Edvaldo Carlos Brito Loureiro, que também foi Presidente do CRBM-4, entre 2015 e 2018, conta um pouco da história da Biomedicina na região Norte, que teve início com a reforma universitária brasileira, instituída no final de 1970. O professor emérito da UFPA e geneticista Manoel Ayres, em 1970, foi convidado pelo reitor Aloysio da Costa Chaves, para assumir a direção do Centro de Ciências Biológicas. Em 1971, Manoel Ayres apresentou proposta e foi aprovada o primeiro curso de Biomedicina na Amazônia, tendo iniciado em 2 de março de 1971, e formando a primeira turma em 1974.
Na década de 1970 surgiram as entidades biomédicas associativas no Brasil, como a Associação Nacional de Biomédicos (ANB), Associação de Biomédicos do Estado de São Paulo (ABESP), Associação de Biomédicos de Goiás (ABEGO), Associação de Biomédicos do estado do Pará (ABEP), Associação de Biomédicos de Ribeirão Preto (ABIRP) e Sociedade de Biomédicos de Pernambuco (SOBIPE). Estas entidades tinham um propósito, a luta pela regulamentação da Profissão de Biomédico.
A organização social dos biomédicos e estudantes de Biomedicina da UFPA, permitiu realizar o 1º Encontro Paraense de Biomédicos e Acadêmicos de Biomedicina, em dezembro de 1976. E em setembro de 1977, foi realizada a assembleia de fundação da ABEP. A intensa mobilização nacional de biomédicos e acadêmicos de Biomedicina, permitiu a conquista da regulamentação da profissão através da Lei 6.684, 03/9/1979, e Decreto 88.439, 28/6/1983.
Então a Lei nº 6684/1979, capítulo III, Art.6º, cria os Conselhos Federal e Regionais de Biomedicina, com o objetivo de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão. O CFBM foi constituído através da Portaria nº 3.138, de 19 de setembro de 1983, do Senhor Ministro do Trabalho e os seus membros foram empossados em 18 de outubro de 1983. Dentre os 10 membros efetivos e 10 membros suplentes do CFBM, o estado do Pará teve um representante efetivo e um suplente, no primeiro Conselho Federal de Biomedicina. Ressalta-se que os Biomédicos dos estados do Pará foram registrados inicialmente no Núcleo Nordeste (1984 a 1989), com sede em Recife.
Com a necessidade de expansão da infraestrutura do Conselho, há um certo tempo justificado pelo aumento de funcionários e inscritos PF e PJ no CRBM-4, foi adquirido uma nova sede, uma casa situada na Travessa três de maio, 1128, bairro São Brás, Belém, adquirida no dia 16/05/2018, na administração do Dr. Edvaldo Carlos Brito Loureiro. Atualmente, o Conselho está com sede na Av. Nazaré, 541, Ed. José Miguel Bitar, sala 309.
*Fonte: informações e relatos do Dr. Edvaldo Loureiro