Em Boa Vista, representantes do Conselho Regional de Biomedicina da 4ª Região (CRBM-4) fizeram um panorama sobre o cenário da biomedicina em Roraima. Durante a visita institucional, o presidente do Conselho, Dr. Márcio Ferreira, o vice-presidente, Dr. Leonardo Kepler, destacaram o crescimento da profissão e a realização do concurso público para o Hospital Universitário do estado.
Os representantes participaram de reuniões na unidade hospitalar, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Durante as conversas, segundo Ferreira, foi mencionado o futuro concurso que deve incluir vagas para biomédicos, ampliando as oportunidades no estado.
“Tivemos a oportunidade de tomar ciência desse concurso da Ebserh, que deve estar fervilhando. Daqui a pouco o edital deve ser publicado e vai ter vagas para biomédicos. A gente também vem nessa tentativa de antecipar esse futuro da biomedicina em Roraima”, o presidente explica também a importância de mapear a comunidade biomédica na região. “A ideia é ter um feedback da comunidade biomédica que reside e trabalha na região. Então é importante que a gente tenha essa informação, esse retorno dos colegas biomédicos para pautar e moldar nossas ações de forma assertiva para que possamos atender as necessidades do território de Roraima”, finaliza Dr. Márcio.
Descentralização e perspectivas para o futuro
Apesar de ainda não contar com uma sede física em Boa Vista, o conselho destacou a atuação do delegado local, Dr. Renato Leão, como fundamental para a interlocução entre os biomédicos e a autarquia. O plano estratégico inclui a descentralização das ações, promovendo maior proximidade com os profissionais e fortalecendo a biomedicina na região amazônica.
O vice-presidente do Conselho, Dr. Leonardo Kepler, também ressaltou o crescimento da biomedicina no Brasil e a crescente demanda pela área de estética. “De maneira geral, a biomedicina é uma das profissões que mais tem crescido, especialmente com mais de 30 habilitações disponíveis, sendo uma das mais procuradas a biomedicina estética”, disse.
O número de profissionais da área também tem aumentado consideravelmente no regional, que também atende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia. Segundo Kepler, são cerca de 7.702 biomédicos atuando no regional e 1.322 empresas registradas no Conselho.
Fonte: Folha BV - Roraima